Páginas

terça-feira, 25 de abril de 2017

ALMONDEGAS DE BERINJELA

 Olá pessoal!!

Ultimamente estou tentando administrar meu tempo, coisa que não estou conseguindo nem um pouco. Meu almoço começo a preparar muito cedo, muito cedo mesmo. A marmita faz parte do meu cotidiano há anos, uma vez ou outra faço minhas refeições em algum restaurante próximo de onde trabalho, mas não é a mesma coisa de uma comida caseira. Aí já deixo almoço para o meu filho, ele estuda no período da manhã e chega faminto e no jantar tento dar uma outra cara na refeição, mas não é fácil.


E pensando em um e em outro fiz estas almondegas de berinjela, que me surpreendeu.
As quantidades fiz no olhômetro e deu certo. Vem comigo....

1 berinjela grande em cubos e com a casca
1 fio de azeite
1 dente de alho socado
sal
pimenta dedo de moça
1/2 ovo
1 xícara de chá de farinha de rosca
cheiro verde
alho em pó

Modo de preparo
Na frigideira coloquei o fio de azeite e fritei o alho. Em seguida juntei a berinjela e deixei refogar até ficar al dente. Temperei com sal e pimenta. Processei a berinjela. Coloquei em um bowl e juntei o ovo (com uma colher separei metade da clara e da gema), farinha de rosca, alho em pó, cheiro verde e misturei para que todos os ingredientes se envolvessem. Moldei as almondegas e levei ao formo elétrico por aproximadamente 20 minutos (pode levar ao forno convencional, mas não esqueça de untar seu refratário, o meu coloquei papel manteiga e ainda passei um fio de azeite para não grudar).

 As almondegas ficaram sapecadas, o forno já estava bem quente.

A parte fiz um molho de tomates frescos, cebola roxa, alho e pimentão. Agreguei as almondegas ao molho e deixei apurar. Salpiquei mais um pouco de cheiro verde. Servi acompanhada de arroz, feijão e uma salada verde.



15 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Hummmm coisinhas tão deliciosas!!

Beijos e um dia feliz

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Que aspecto delicioso, vou levar a receita comigo!
Beijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

A Paixão da Isa disse...

adoro este legume sou fan ficou 5* adorei bjs

ZULMIRA ROMARIZ disse...

Nunca comi confesso, mas aposto que são ótimos, bjs amiga

Maria do Mundo disse...

Adoro beringela. Aposto que é uma excelente alternativa.

Paty Domingues disse...

Até que ficam bonitas. Vou experimentar, fiquei curiosa

Beijos!

EsmaltadasdaPatyDomingues

Existe Sempre Um Lugar disse...

Olá, gosto de almôndegas, a partilha é perfeita para mais tarde saborear.
AG

.lívia. disse...

APAIXONADA por essa receita! eu sou vegetariana e faço mt almondega de soja, com certeza ja quero testar esse de berinjela

www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido

Quézia Silva disse...

Que delícia, deu água na boca.

Beijos

Quézia Silva
http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br

Elisabete disse...

Uma excelente sugestão de prato!
Bjs

Tania López disse...

Que aspecto delicioso Tânia, e muito bem explicado. Beijinhos.

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Tentadora receita!
Adoro almôndegas!
bjs

Graça Pires disse...

É só pôr a mesa para o almoço...
Uma boa semana.
Beijos.

Ana Freire disse...

Que óptima sugestão!... E ficaram com um aspecto delicioso e tentador!...
Tenho de experimentar um dia destes...
Beijinhos
Ana

as receitas da sisi disse...

Gostei da ideia, não sou grande apreciadora de beringela mas assim em almôndegas parece muito bom estas estão muito bonitas. Beijinhos
http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/