Páginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

AS MARAVILHAS DA LINHAÇA



Eu consumo linhaça, mas, não são todos os dias. Depois que eu li este artigo vou tentar introduzi-la mais vezes no dia a dia. Ler também é cultura.


Ultimamente a linhaça tem ganhado cada vez mais espaço na alimentação da população em geral. E não é sem motivo. Esta poderosa semente proporciona grandes benefícios a nossa saúde.

Fonte de ômega 3 e 6, é um importantíssimo antioxidante, além de rica em fibras e gorduras insaturadas. Mas seus benefícios não param por aí…

Benefícios da linhaça -  ÓTIMA PARA O CORAÇÃO

Por ser rica em ômega-3, é ótima na prevenção de doenças cardíacas. A linhaça atua no combate à formação de coágulos e ainda ajuda a diminuir as taxas do colesterol ruim, além regular a pressão arterial.

ATUA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO E NA SAÚDE DOS OLHOS
Todos os derivados da linhaça são positivos para o corpo. O óleo de linhaça, por exemplo, é ótimo para tratar inflamação ocular e deficiência lacrimal.
Por atuar como antioxidante, é essencial para fortalecer o sistema imunológico e assim, prevenir nosso corpo de algumas doenças.


AMENIZA OS SINTOMAS DA TPM
O consumo regular da linhaça atua diretamente no controle hormonal, devido a substâncias como lignanas, que atuam de forma similar ao estrógeno, hormônio feminino.
Quando as mulheres encontram-se na tensão pré-menstrual a linhaça trabalha de forma natural para fazer a reposição hormonal.

MAIS ENERGIA
A linhaça tem a capacidade de acelerar o metabolismo, dando mais energia ao corpo, recuperando a fadiga muscular.

 MELHORA A PELE
Há quem se engane ao pensar que a linhaça faça bem somente ao organismo humano. A semente é ótima também para a pele. É capaz de hidratar a pele e torná-la mais saudável.

 EQUILIBRA NUTRIENTES NO ORGANISMO
Quando se consome sódio em excesso, aumenta-se o risco de doenças cardiovasculares. Mas ao incluir a linhaça em sua alimentação, o consumo auxilia os rins a excretarem o sódio acumulado, evitando a retenção de líquidos.

 AJUDA NO EMAGRECIMENTO
 A presença de ácidos graxos, como ômega 3 e 6, ajuda na reversão do processo inflamatório do hipotálamo que ocorre quando comemos gordura saturada, encontradas em fast food, derivados do leite e carnes vermelhas.
Com a inflamação desta região, os neurônios acabam morrendo, facilitando o consumo excessivo de alimentos.

Deliciosa receita de molho de linhaça

 Já que falamos tanto sobre os benefícios desta semente, nada melhor do que uma boa receita para aproveita-la de maneira bem simples e eficaz.
 Ingredientes
1 dente de alho
1 colher de sopa de manjericão picadinho
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
1/2 xícara de chá de azeite
1/2 xícara de chá de sementes de linhaça
Sal e pimenta do reino branca a gosto.
 Seu preparo é simples e rápido. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e pronto. É só servir e abusar da criatividade!

3 comentários:

Ana Alves disse...

Sou fã destas sementes.

É sempre bom saber que fazem bem.

Beijos

cath disse...

Les graines de lin sont bénéfique pour l'organisme!
Very nice post! Have a nice day!

Unknown disse...

Boa noite querida, adorei seu post, eu uso linhaça a 2 anos, e me faz muito bem, dá mais Disposição durante o dia!
Tenha uma linda semana, repleta de bençãos de Deus!
beijinhos