Páginas

domingo, 15 de junho de 2014

BOLO DE FUBÁ








Você pode bater um bolo a cada dia e ele nunca sai do mesmo jeito. 

Um dia mais alto, um mais baixo, um mais encruado, é, é assim mesmo.


A forma e o jeito de preparar o bolo cada uma tem o seu particular e é o real sucesso dele depois de assado. De tantos já feitos, eu aprendi que bolo tem que ser feito com carinho, sem pancadas, sem atropelos, dar o seu melhor para ele e é claro os melhores materiais. Quando pede claras em neve para um bolo logo quero desistir, mas, todo bolo precisa ter incorporado em sua massa ar. Entendeu!!!


Já falei muito, então vamos ver o meu bolo de fubá e aproveitar e saborear com um café bem fresquinho.

Para esta minha gostosura eu separei:

4 ovos - claras em neve
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chá de fubá
3 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá de leite
4 colheres de chá de fermento em pó

Meu modo de fazer:

Bati as claras em neve, após juntei o açúcar e bati mais um pouco só para misturar. Ainda batendo agreguei as gemas. Juntei a margarina, o leite e dei mais uma batidinha. Desliguei a batedeira e com um fouet misturei a farinha de trigo e o fubá e bati mais um pouquinho para tudo incorporar. Nada em alta velocidade, heim!

Desliguei a batedeira, acrescentei o fermento em pó e dei uma leve misturada. Coloquei a massa em forma untada e enfarinha. Eu usei a forma de furo central e levei ao forno já pré-aquecido. Eu particularmente não marco tempo para o meu bolo ficar assando e nem espeto faca, garfo ou palito para ver se já assou, passados uns 30 minutos dou uma olhadinha e vou regulando a temperatura até ele ficar bem douradinho, com aquela casquinha crocante por cima.  



Olha como a massa fica linda, a assadeira é da Mamy, o bolo eu fiz na casa dela.

NOTA: Olha, o tempo do forno pode variar dependendo do forno que você tem, até mesmo da marca do seu fogão. Se você se sentir mais confiante, espete um palitinho no centro do seu bolo, se sair limpinho, ele já estará assado. Como eu disse acima, só passados uns 30 minutos é que eu dou uma espiadinha, aí você evita que ele possa murchar, desabar.

2 comentários:

♥ Wilma ♥ disse...

Hummmmm, Tânia....bolo de fubá com café fresquinho...adoro!
Ainda mais nessa época que faz um friozinho por aqui. Tudo de bom!
bjossss

Milia disse...

Hola Tania, antes de nada quiero disculparme por no haber venido antes a visitarte y a agradecer tu visita, la enfermedad de mi hermano y un viaje lo han impedido.
Gracias `por tu visita, me gusta mucho tu blog y este bizcocho me parece delicioso.
Un beso y buen fin de semana