Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

FOCCACIA



Olá meninas e meninos!

A focaccia é uma massa de origem italiana, achatada (com no máximo 2 cm de altura) e macia. Na Itália (Gênova) é consumida tanto no desejum, como aperitivo e antepasto.

A verdadeira é mais grossa que uma pizza, porém não deve ser mais alta que a espessura de um dedo, além de crocante por fora e macia por dentro. Os recheios são variados, como presunto, mussarela, azeitonas, tomates, salaminho, linguiça calabresa, entre outros.

A pronuncia certa na língua é "FOCÁTCHIA" (Fokátia), dando uma enfase nos dois cc que estão juntos, como em qualquer palavra em italiano que levam estes dois "C" juntos.

Não é nada difícil de preparar, em +/- em 1 hora em amassei, cresceu, abri na assadeira, esperei o segundo crescimento, coloquei o recheio e assei.

Se você ainda não experimentou, experimente, você irá ficar deslumbrada com a facilidade em preparar esta massa, sem falar de como é saborosa. 

Então vamos para a receita:

Massa
2 cubos de fermento biológico fresco (30 g)
700 ml de água morna
1/2 colher (café) de sal
1 kg de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
50 ml de azeite
Azeite quanto baste  para untar as mãos e untar a assadeira

Modo de Preparo: Dissolver o fermento biológico fresco no açúcar, acrescentar a água, farinha e sal, misturar bem com as mãos e sovar. A massa fica úmida, gruda um pouco nas mãos. Ela fica um pouco "peguenta". Colocar os 50ml de azeite na tigela e por cima colocar a massa. Deixar descansando até que dobre de volume.

Untar a assadeira com um pouco de azeite e acomodar a massa na assadeira, espalhando e acomodando-a com as pontas dos dedos.

Espalhar o recheio e levar ao forno pré aquecido 180° + - 30 min


DICAS
*Se quiser trocar o fermento fresco pelo seco utilizar 10g e misturar na farinha de trigo
* A água é morna só para acelerar o processo, pode ser fria se quiser.




4 comentários:

Minha vida de campo disse...

Que delicia, então sou meio italiana, pois adoro massa assim com muito queijo, se não engordasse comeria dia e noite. hahaha. Já anotei para fazer.
Bjos tenha um ótimo dia.

marijose disse...

Madre que pintaza¡¡¡ yo nunca hice ninguna, me quedo con esta, besos

Marcia Ruiz disse...

Ai, deu água na boca, hum.... Vou anotar, adoro massa.
Beijo

piteis da dinha disse...

Hummmm!
Adore a receita!
Bjsssss