Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

CUIDADOS COM O UMBIGO


O coto do cordão umbilical leva, em média 15 dias para se desprender. Veja como cuidar dele.

Um pedaço de aproximadamente três centímetros do cordão umbilical segue pendurado ao umbigo do bebê após o parto. De aparência gelatinosa, esse coto seca dia após dia e cai espontaneamente depois de duas semanas, em média. Mas pode levar até 20 dias, sem fugir da normalidade.
Fazer a limpeza do umbigo nesse intervalo costuma causar certa aflição. Mas vale ressaltar que o coto umbilical não tem terminações nervosas: o recém-nascido não sente dor quando ele é suscetível à proliferação de micro-organismos por trás de infecções, daí a importância de mantê-la higienizada e seca.
Depois que o umbigo cair, pode aparecer uma mancha de sangue na fralda. Só é motivo de preocupação se sangrar muito. Na dúvida, convém ligar para o pediatra. Também é melhor consulta-lo caso o coto umbilical exale um cheiro forte ou se note a presença de pus, vermelhidão ou inchaço na região.

LIMPEZA MINUCIOSA
No banho, lave a região normalmente, com água e sabão neutro e ao final, seque bem.
A cada troca de fralda, higienize o umbigo com uma haste flexível embebida em álcool a 70%.
Se o local entrar em contato com cocô ou xixi, lave-o novamente e use o álcool a 70%.


Veja o passo a passo de como cuidar do coto do cordão umbilical. E não tenha medo, o sucesso depende só de você.

imagens da internet
 imagens da internet
imagens da internet  

imagens da internet
   

Coto do cordão umbilical do meu filho

MITO OU VERDADE
Enrolar a região do umbigo com faixas ou colocar uma moeda torna o umbigo mais bonito? Isso é um mito antigo e tais práticas caíram em desuso, por sorte, já que aumentam o risco de infecções (como o tétano neonatal), além de não influenciar na aparência do umbigo.

Lembro-me que recebi algumas orientações na Maternidade e a pratica tomei conta que começava assim que coloquei os pés em casa. Medo, mas ao mesmo tempo confiante que eu podia cuidar, dar o melhor de mim para o meu filho. Cuidei do umbigo dele toda vez que tomava banho e fazia troca de fraldas. E quando o coto caiu fiquei muito feliz e satisfeita, tinha vencido mais um etapa que dependia de mim para ter sucesso. O resultado, o meu príncipe tem um umbigo perfeito, lindo. 
Conte-me, como foi sua experiência.

4 comentários:

Blog da Gigi disse...

Ótimo final de semana!!!!!!!!! Bjksssss
http://gigicandy29.blogspot.com.br/

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia, excelente e importante informação, tenha uma bom domingo.
AG

Unknown disse...

Ganhe dinheiro com seu blog trabalhando no conforto de sua casa. Você faz seu horário. Não precisa indicar ninguém para ganhar. Você ganha com seu trabalho! Saiba como em:
www.homemoney.com.br

Cida Kuntze disse...

Oi Tânia!
Postagem muito legal, mostrar esses cuidados é muito necessário.
Também fiquei feliz que o umbigo da minha filha ficou lindinho.
Beijinhos.