Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pastel - Vai um??

Você sabe qual é a origem do pastel??
Há discussões sobre a origem do pastel brasileiro.
O pastel tal qual conhecemos hoje deriva dos rolinhos-primavera, da culinária chinesa, e dos guiozas da culinária japonesa. Os pastéis brasileiros foram inventados por imigrantes chineses no Estado de São Paulo por volta de 1890, que adaptaram a receita original dos rolinhos-primavera aos ingredientes que tinham disponíveis no Brasil, e os japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial, difundiram o prato, abrindo pastelarias no intuito de se passarem por chineses para se livrarem da discriminação que havia na época em razão da guerra.
Pastel é um alimento composto por uma massa à base de farinha a que se dá a forma de um envelope, se recheia e depois se frita por imersão em óleo fervente. É um dos alimentos mais frequentemente encontrados em carrinhos de rua e centros de comércio popular do Brasil e também populares no resto do mundo.
Sem contar que é um alimento gostoso, mais muito calorico. Mas quem deixa de comer?
Estes dias fiquei com vontade de um pastelzinho, a minha sorte é que eu tinha um rolo na geladeira, então fui eu lá preparar, só o recheio.
Ingredientes para a massa: massa de pastel pronta
Recheio: mussarela - presunto - refogado de brocolis, com azeite, alho, cebola, tomate, sal, cheiro verde, azeitonas pretas. Reserve e espere esfriar.
Aqui em casa gostamos de pastel tamanho pequeno, nada de exagero.
Montagem: Estendi a massa, coloquei fatia de presunto, mussarela e o refogado de brocolis. Apertei as laterais da massa para fechar o pastel. Fritei em óleo quente e servi. Hummm! Ficou bom demais. E qualquer recheio vai muito bem.
Conta pra mim, de quais recheios você mais gosta?


Nenhum comentário: