Páginas

domingo, 25 de janeiro de 2009

Curiosidades do Arroz

O arroz dourado é um arroz transgênico que contém altos teores de beta-caroteno, o precursor da vitamina A. Ele foi desenvolvido para auxiliar a reduzir a mortalidade ou a cegueira causadas pela deficiencia de vitamina A nos países pobres, cuja alimentação básica é o arroz. Entretanto, ele possui um potencial de mercado invulgar nos países ricos. Seu desenvolvimento representou não apenas um sucesso científico mas uma quebra de conceitos entre dois pólos: o senso humanitário e a necessidade de lucros.
Perda de nutrientes: O arroz que compramos no supermercado sofre um processamento que elimina as camadas externas do grão, restando apenas o endosperma. Este é composto de amido e algumas proteínas. A eliminação da parte externa, a aleurona, rica em óleo, evita a rancificação do arroz. Ocorre que o processamento não elimina apenas o óleo, porém diversos nutrientes presentes nesta camada, inclusive a pró-vitamina A. Essa é a causa principal da deficiência de vitamina A nas populações que têm no arroz a base de sua alimentação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Tania, o bolo de fato, é maravilhoso... Em geral, demora umas duas horas no forno, mas tem que ficar de olho.. e eu dimuo a receita, mas mantenho os ovos e vinho igual.. se for fazer a receita original, aumente o vinho e os ovos tb.. boa sorte..

Priscila Beneducci disse...

Oi Tania, bem vinda ao mundo das blogueiras de receitas. Eu começei em abril de 2008, virou a minha de rotina do avesso. Tem sido muito bacana, sem o blogue eu nunca conheceria você. Registrei você com link direto do meu blogue de receitas. As meninas vão entrar aqui para te conhecer. Um abração de MG