Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

PÃO CASEIRO

Hoje acordei com vontade de comer pão caseiro. 
Chovendo desde a noite anterior e no decorrer da madrugada, um dia com tempo instável; com garoa; chuva vai; chuva vem; um dia úmido e frio. Então arrisco em fazer pão e não teria certeza se ficaria bom. E com o  tempo ao meu desfavor (ou melhor para a massa, rs, rs,rs,) o crescimento talvez não seria um sucesso.
Em uma de minhas visitas ao Blog Doce é tudo de bom resolvi fazer a receita que é muito simples, econômica e de um surpreendente final feliz e gostoso. Então vamos lá dar uma espiadinha, para ver se ficou quase parecido o Pão Caseiro .


saindo do forno



quase não consegui tirar esta foto,
já tinham degustado 1 dos 4 


Pão Caseiro
3 colheres sp de fermento fresco (usei 4 tabletes de 15g cada)
1/2 copo de açúcar (medida copo requeijão) 
1 copo menos 1 dedo de óleo (medida copo requeijão)
3 ovos batidos
1 colher sp cheia de sal
1/2 litro de água morna (usei 2 copos medida de requeijão)
farinha até dar o ponto (usei um pouco mais de 1 quilo)
1 ovo para pincelar

Preparo
Misturei os dois primeiros ingredientes até se incorporarem, juntei os demais ingredientes sempre misturando bem. Por último fui agregando a farinha de trigo. Quando percebi que dava para manusear com as mãos, trabalhei bem ela; sovando-a até que eu senti que não estava úmida. A massa fica lisinha e macia. Deixei crescer até 50% do volume. Cortei em 4 partes iguais e abri a massa com um rolo de massas, trabalhando muito bem ela. Virando de um lado, virando de outro, juntando as laterais e assim por diante. Quanto mais você trabalhar ela com o rolo, o resultado vai lhe surpreender no final. Se tiver use o cilindro. Após enrolei os pães e novamente deixei crescer até dobrar de volume. Antes de levar ao forno pincele os pães. Primeiro aqueci o forno por 10' a 210 graus, coloquei os pães no forno e deixei por  15' nesta temperatura, após 180 graus por 20' e diminui a 160 graus por 25' completando 1 hora de forno ao total.

Agradeço a Deus pelo dia maravilho que esta nos dando.


2 comentários:

Ana Alves disse...

Olá Tânia

Vim retribuir a sua visita ao meu blog. Gostei muito do seu também e virei seguidora :-) Estes pães estão deliciosos.

Beijos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

Unknown disse...

Posso usar o fermento de sachê?
Se sim,quantos sachês? Obrigada!!