Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

BIOMASSA DA BANANA VERDE


Esta plantação de bananas é da roça dos meus pais

Uma das frutas mais consumidas no Brasil, cultivada em países tropicais e subtropicais. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais desta fruta.

A banana verde que é desprezada na banca e deixada de lado, é um alimento funcional, rico em amido resistente na fruta após cozida. Funciona como fibra alimentar no organismo. Garante a saúde do intestino e exerce funções benéficas ao nosso organismo. Tais como redução do colesterol e aquela gordurinha corporal (dando saciedade), previne doenças do coração e diabetes.

A biomassa da banana verde não tem sabor, podendo ser introduzida em diversas preparações como molhos, sucos, bolos, massas,  engrossando o feijão, sopas, caldos, arroz, purê, pastas, patês e onde você achar que deva usar. Use sua criatividade, enriqueça suas refeições.
Então vamos lá aprender a preparar a biomassa:



bananas verdes - é fundamental que sejam colhidas do pé, sem passar pela aclimatização (amadurecimento rápido).

Lave bem as bananas com a casca, acomode-as em uma panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo, assim que pegar pressão deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue e aguarde que a pressão termine. Abra a panela, descasque-as quente e imediatamente passe-as pelo processador ou liquidificador até obter um creme espesso e liso. 


banana verde cozida


A polpa pode ser guardada no freezer por 4 meses ou sob-refrigeração por no máximo 7 dias.

Eu acomodei a minha biomassa em copinhos descartáveis





Um comentário:

Celina Ferreira disse...

Olá ! Nossa amiga Neide Constâncio recomendou seu blog. Parabéns muito interessante. Conheça os meus:
www.petiscoserabiscos.com.br e rabiscosecausos.blogspot.com

Abraço!