Páginas

domingo, 11 de agosto de 2013

O JEITO CERTO DE COZINHAR O MACARRÃO

Aqui no Brasil é preferência nacional. Quem não gosta de uma massa de macarrão? Mas, qual será o molho que vai acompanhar? Diversos! Desde o tradicional molho de tomate até onde sua imaginação e gosto levar.
O meu post de hoje vou dar umas dicas de como cozinhar esta massa versátil. E o molho? Fica para um próximo post, ok.
Pode parecer uma coisa boba, mas te garanto que tem vários segredos.
Não esqueça a massa preparada deve ficar solta e al dente.
Então vamos lá....
Panela bem cheia de água.



1. Use 1 litro de água filtrada para cada 100 gramas de massa. E atenção: macarrão não demora para cozinhar. Veja o tempo de preparo indicado na embalagem. 




2. 10 gramas de sal é a medida ideal para cada litro de água.  Mas coloque-o na água só depois de ela ferver, antes de acrescentar o macarrão. Se acrescentar antes, ela demora mais para esquentar. 


3. Para saber se a massa está no ponto , corte-a e observe se ainda é possível ver um ponto branco no meio. Está pronta quando ela estiver de uma cor só. 

4. Não é necessário acrescentar azeite ou óleo na água para que os fios fiquem soltinhos. Para isso,  o importante é cozinhar a massa em bastante água e mexer algumas vezes. Normalmente a massa gruda quando começa a cozinhar. É necessário soltar com ajuda de um garfo longo.
                                   aqui eu usei gravatinha

5. Se o macarrão for espaguete e  não couber inteiro na panela, não é necessário quebrá-lo . Deixe metade para fora e, assim que a parte imersa na água amolecer, ele irá escorregar. Mexer com um garfo ajuda no processo. 

6. Caso vá servir com o molho à parte, dissolva um pouco de manteiga ou azeite no macarrão. O mesmo serve para quando o macarrão for cozido para uso posterior. 

7. Use sempre panelas grandes , com mais altura do que diâmetro, e fogão de chama forte. 

8. O espaguete é o macarrão mais versátil de todos. Com ele é possível servir do básico alho e óleo aos mais requintados e extravagantes molhos. 

9. Se não for servir imediatamente, depois de pronta, é preciso resfriar a massa em água gelada. Caso contrário, escorra o macarrão e misture o molho desejado. Vale guardar um pouquinho da água de cozimento para se precisar umedecê-lo. 

10. Guarde o macarrão refrigerado e, na hora de servir com seu molho de preferência, passe ele rapidamente por água fervente . 

Há diversos cortes de massa como: Espaguete, Talharim, Gravatinha, Penne, Parafuso, Ninho, Fettuccine, Fusilli, Concha, Caracol e muitos outros.

Como calcular a quantidade de macarrão por pessoa?
O ideal é ter um medidor de massas, mas, se não tiver use o olhômetro. Não esqueça que a massa duplica depois de cozida e que um pacote tem 500 g e dividida são 5 porções de 100 g.

Pesquisei na internet alguns modelos de medidores para massa comprida, há uma gama muito grande, dos mais sofisticados aos mais simples e o resultado é o mesmo.




A medida é por pessoa e vai ser sempre pela massa crua. 

Então veja:
- Uma salada de macarrão calcule de 40 a 50 g
- Prato único calcule 250 g
- Acompanhamento de 80 a 100 g

Massas curtas prefira servir com molhos mais cremosos
Massas longas prefira servir com molhos mais líquidos

Para a massa curta não encontrei nenhum medidor para mostrar a vocês, neste caso, aqui em casa eu uso o olhômetro, mas, sempre seguindo as gramas acima mencionadas.



Nenhum comentário: