Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BATATA YACON + CHAMADA PARA PROMOÇÃO CONDIMENTOS DA CASA, CLIQUE NA FOTO DA LATERAL COM OS MOLHOS


Você conhece os benefícios da batata Yacon?

Ajuda no controle de diabetes, na regulação intestinal e no aumento da sensação de saciedade.
É um tubérculo de origem Andina, porém podemos encontrá-la com facilidade no Brasil.

Tem textura macia e é levemente adocicada. Seu gosto lembra o sabor da pera e do  melão. Formato dela é parecido com  a da batata doce.
Pode ser considerada um alimento funcional pelo seu alto teor de Frutooligossacarídeos e inulina. Estes não são digeríveis pelo aparelho digestivo, tendo o mesmo efeito de fibra alimentar. Por este motivo pode ser utilizada por pacientes com diabetes do tipo 2, pois podem ajudar no controle da glicemia. Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue e gerando  picos de insulina. Já o efeito do carboidrato presente na batata yacon é o contrario devido ao tamanho de sua molécula são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia.

Além de ser  eficaz para os diabéticos, os seus benefícios para a saúde do organismo podem ser vários: baixa caloria, sensação de saciedade, aumento da imunidade, regulação do intestino, redução do colesterol e ácido graxos no sangue, aumento da absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro e é rica em potássio.

Baixa caloria – o carboidrato da batata é menos calórico que um carboidrato simples. Cada 100 grs da batata yacon tem aproximadamente 30 calorias, já a batata simples tem 51 calorias na mesma quantidade. E também é rica em água.

Regulação do intestino – estudos mostram que a batata yacon é rica em inulina, um prébiotico, tipo e carboidrato do grupo dos frutooligossacarides.  A inulina por não ser digerível pelo organismo humano ajuda a melhorar o funcionamento intestinal por estimular o crescimento e a atividade de bactéria no cólon. A melhora do funcionamento intestinal ajuda diretamente  o aumento da imunidade.

Sensação de saciedade- por se um alimento rico em fibras, a batata yacon dá uma sensação de saciedade por ter uma ação  lenta na digestão.

Como consumi-la? Pode ser consumida crua, como fruta ou adicionada em sucos e farinhas, ao contrario de outros tipos de tubérculos como a batata inglesa e a batata doce,  que geralmente se apresentam cozidas, assadas ou fritas.

Ela pode ser utilizada como um substituto bem interessante para as pequenas refeições ao dia. Como a colação ou o lanche da tarde. É importante dizer que mesmo tendo poucas calorias seu consumo não deve ser em excesso.

Gostei muito  desta matéria, ao ler, ressolvi postar, tudo que é informação vale e acresce informações.




6 comentários:

Lia Gloria disse...

Nunca ouvi falar nessa batata. Muito interessante, com tantos benefícios assim.
A batata inglesa está sendo demonizada de uns tempos pra cá rs
Quem tiver como substituir por essa, está com a solução.

bjs

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Já tinha ouvido falar desses benefícios,só que não sei onde encontrar essa batata.
Sempre bom acrescentar alimentos saudáveis.
bjs

Alexandre Miguel disse...

Que batatas tão giras aqui não temos+++um beijo sua cozinha é linda:))

piteis da dinha disse...

Oi querida, essa batata é maravilhosa, eu adoro...

Bjssssssss

piteis da dinha disse...

Ah!
Não participei do sorteio pq estou com problema no face, se reg, eu volto p/participar...
+ Bjssssssss

Anônimo disse...

Achei muito interessante, não conhecia..
Adorei tudo por aqui..já estou seguindo!!!

Uma ótima semana!
Grande beijos, Nina

http://ninabarbantes.blogspot.com.br/