Páginas

domingo, 19 de janeiro de 2014

CINEMA - FICA MINHA DICA


Há tempos que não fazia uma sessão de cinema em casa, olha que convites não faltaram e resolvi aceitar com pipoca, chocolate, suco, balas, salgadinho e é claro a sala completamente escura e tudo com a combinação de sons que se tem no cinema, imersos na aventura com o home theater.


O filme foi lançado em 2013 nas telas do cinema, uma das melhores animações que já vi. Um avatar em animação.


Os Croods é uma família que vive em plena era pré-histórica. Eles sempre viveram dentro de uma caverna, já que Grug, o pai, teme que o mundo exterior de alguma fora os atinja. Só que, um dia, a caverna onde eles moram desmorona e um incrível novo mundo se abre para eles. É a chance que a adolescente Eep tanto aguardava, já que desta forma enfim pode conhecer o que o mundo tem a lhe oferecer, para o desespero de seu pai Grug. Juntos, Os Croods precisam se adaptar a esta nova realidade.


Os personagens são bem construídos e o belíssimo visual do filme. Mesmo sem nada de novo, os personagens principais conseguem trazer características e personalidades divertidas, únicas e opostas de cada um da família. Sem mencionar que cada membro da família Croods tira bons risos em situações fora do normal. É difícil escolher qual personagem é o mais cômico da história, porque cada um deles aparece em um momento certo da história.


Há muitas mensagens inseridas na animação que com certeza é uma excelente mensagem para as crianças e adultos. Como a família pode afetar o desenvolvimento das crianças, mostrando como os ensinamentos de Grug deixaram seu filho Thunk dependente de seus comandos. Também tem a dificuldade de comunicação entre pai e filha adolescente é hilária e não deixa de representar o que acontece no mundo atual, com a consciência que ambos se amam, mas estão ocupados demais em impor sua visão. É como uma metáfora sobre o novo contra o antigo, a curiosidade transforma-se em algo arriscado e perigoso, mas cheia de possibilidades. Há ensinamentos que podem ser retirados da animação, mas sem atraso no ritmo e bem integrada a ambientação. Quanto a trama em si, ela caracteriza-se em um road movie pré-histórico com um destino a ser alcançado e diversos problemas a serem enfrentados. 


É emocionante o espírito familiar criando forças e as tentativas de aceitação do novo e o esquecimento do medo. Colocando de lado algumas soluções absurdas, Os Croods estão de parabéns e se estende aos dubladores brasileiros também.








  











Um comentário:

Ateliê Tribo de Judá disse...

Uma bela dica amiga,
perfeito afinal as férias chegaram e a sessão cinema em casa é muito gostosa tanto quanto ir ao cinema mesmo.
Desejo-lhe uma linda semana.
beijos
Joelma