Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

NHOQUE e AGRADECIMENTO A MOCOCA


Fazia tempo que não preparava uma massa gostosa, feita por mim. 
Visitando alguns blogs vi esta receita que logo me chamou a atenção, por ter ingredientes fáceis e de preparo rápido. Então fui colocar a mão na massa literalmente.

A receita completa dá uma porção extra generosa, eu fiz 1/3 da receita (eu divido a receita original por 3 partes iguais) e me rendeu mais ou menos 1,2 kg de massa pronta e cortada. A massa é muito saborosa, macia e leve. Almoçamos e ainda sobrou.

A receita heim!!

Esta foi a quantidade que preparei, se você quiser multiplique por três os ingredientes.

500 ml de água
330 ml de leite integral
50 gramas de manteiga Mococa

1 colher de sopa (rasa) de sal
460 gramas de farinha de trigo
60 gramas de provolone ralado (como eu não tinha coloquei parmesão, aquele de saquinho)

Preparo:
Coloquei em uma panela água, leite, manteiga e sal. Deixei ferver. Acrescentei de uma só vez toda a farinha de trigo e mexi sem parar com uma colher de madeira até desgrudar e formar uma bola. Mexa por mais uns 2 minutos e coloque a massa quente em cima da pia, a minha é de mármore, então aconselho a colocar sobre uma superfície fria ou veja o que mais se adequá a você na hora. 

Eu não precisei enfarinhar a minha pia, a massa não grudou. Sovei a massa ainda quente com a ajuda da colher de madeira até que ela ficasse lisinha e macia. Enquanto eu estava  fazendo este processo fui acrescentando o queijo e sovando para incorporar a massa. Nesta fase que esta trabalhando a massa ajuda também a desfazer os grumos de farinha que por ventura tenha ficado. Ela fica lisa e uniforme. 

Separe então pedaços e abra cordões. Com a ajuda de uma faquinha corte os nhoques e coloque-os em uma assadeira com farinha de milho amarela triturada e envolva-os.


Para cozer os nhoques: 
Em uma panela com bastante água fervente e sal. Coloque porções e espere que eles subam a superfície retirando com uma escumadeira.
Fui acomodando em uma travessa e colocando o molho e por cima queijo ralado.

A dica: 
Eu fiz na risca e deu certo. A receita que a Paulinha do Blog Cozinha do Quintal postou ela testou de várias maneiras e ela dá a dica de não substituir a manteiga por margarina de mesa ou uso profissional que não dá certo, então usei a manteiga da Mococa.

O que não usei nesta receita foi o provolone, como não tinha e não encontrei próximo de casa, usei o queijo raladinho de saquinho, ficou bom, mas, acho que o provolone da um diferencial nesta receita, mas, não deixe de fazer porque não tem o queijo.

O molho: eu já tinha uma carne moída preparada de véspera que tinha restado de uma refeição anterior, então eu preparei assim:

Refoguei 700 gramas de patinho moído duas vezes com linguiça calabresa no óleo até ficar bem soltinha e frita, espremi 1/2 limão mais ou menos e refoguei mais um pouco até o suco de limão secar, juntei alho amassado, cebola picadinha, pimenta dedo de moça sem sementes picadinha e refoguei mais um pouco, juntei sal, caldo de carne, glutamato-monossódico, orégano, azeitona preta, ervilha, bastante cheiro verde.
Eu tinha mais ou menos umas 350 gramas de carne preparada, juntei 2 saches de molho de tomate e 1/2 sache de água, mexi e deixei apurar.

Aproveitando a oportunidade tive o prazer de receber e experimentar os produtos da MOCOCA. Recebi uma caixa recheada de mimos e o resultado do uso de cada produto me surpreendeu.
A Mococa tem história e para conhecer melhor a empresa e seus produtos clique aqui.


O Arroz Di Leite agradece muito por este presente e pela gentileza.

4 comentários:

♥ Wilma ♥ disse...

Nossa, esse nhoque tá com uma cara muito boa, Tânia!
Os produtos da Mococa são ótimos mesmo. bjossss

Marijose disse...

Ummm tiene una pinta impresionante ese plato, tendreq ue probar esos productos, yo voy mucho a portugal, asi que para la proxima vez los buscare, besos

Unknown disse...

Olá!
Amo nhoques, esse é bem diferente do que minha mãe fazia. Vou experimentar qualquer dia.
Bjs e ótima semana

Mirtes Stolze. disse...

Olá .
Um lindo final de semana.
Beijos