Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

INHAME - Você sabe para que serve?


Inhame você sabe para que ele serve? O que ele tem?



Se você pensar como eu pensava, só para engrossar caldo, sopa, aquele negócio melequento, que escorrega da mão. Pois é amiga, eu estava enganada. 

Estes dias atrás eu fiquei literalmente de cama com um gripe daquelas que me derrubou. Alguém ficou sabendo que eu estava nestas condições e sugeriu que eu tomasse o suco de inhame. Como? Inhame? Pois é, eu fiz, levou inhame picado e descascado, suco de laranja, nem precisei adoçar e nem peneirar, bater bem e tomar. Bem saboroso e os pedacinhos que por ventura ficarem é só mastigar, o sabor prevaleceu da do suco da fruta, aí resolvi dar uma pesquisada e passar para vocês, gente é bom para tanta coisa, dá só uma olhadinha.

É um alimento rico em carboidratos, cheio de cálcio, ferro, fósforo, além de ter vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1, importante para o crescimento das crianças e a vitamina B5 que auxilia o sistema imunológico.

Alguns benefícios que ele pode lhe ajudar:

Limpa o Sangue
É um dos alimentos medicinais mais eficientes: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

Reduz o Risco de Doença Cardíaca
É fonte de vitamina B6 que é necessária para o corpo a eliminar uma substância chamada homocisteína, que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos. A ingestão frequente da vitamina B6 reduz o risco de doença cardíaca. 
O inhame é uma boa fonte de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. A baixa ingestão de alimentos ricos em potássio, especialmente quando combinada com alta ingestão de sódio pode provocar hipertensão.

Fortalece o Sistema Imunológico
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico, tais como gripes, cansaço físico, doenças infecciosas, malária, DENGUE, Febre Amarela.
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo.

Ajuda Contra Espasmos
Seus usos tradicionais incluem o tratamento de cólicas, espasmos musculares, asma. As suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias tornam-o útil para cãibras no estômago.

Bom, tenho que te lembrar que não é um milagroso, isto é para quem consume algumas vezes ou até mesmo todos os dias.

Também tem algumas receitas tipo salada cru temperada com sal, limão e molho de soja. Vitaminas, cozidas no vapor, em sopas, purês, bolinhos e por aí vai.

Os benefícios aqui mostrados foram pesquisados em sites.

Ah! Tenho consumido o suco pelo menos 2 vezes por semana para auxiliar em meu sistema imunológico.

7 comentários:

Unknown disse...

Isso mesmo, é ótimo, principalmente para a imunidade. Uma vez minha filha também ficou arrasada com uma gripe e o médico disse que o bem que toda família deveria ter, uma centrífuga. Ele passou suco de um inhame com suco de uma maçã e folhinha de hortelã. Passava tudo pela centrífuga e era só tomar. Ela melhorou muuuuito. E minha mãe na época fazia tratamento com quimio e radioterapia. Então entrou nesse tratamento com os sucos e passou muito bem.

Uma linda semana, melhoras!!!

Mary - Strawberrycandy disse...

Desconhecia, totalmente!
Beijinhos,
Passatempo a decorrer no meu blog, vê tudo aqui: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Ana Claudia disse...

Não conhecia todas essas propriedades do inhame.
Obrigada pelas informações.
Beijo grande

Renata disse...

Oi Tania !

Já havia escutado que o inhame é bom para quem tem dengue, que ele fortalece o corpo amenizando os sintomas da dengue, mas nunca havia pensado na gripe. Ótima dica!

beijos, Renata
palpitandoemtudo

♥ Wilma ♥ disse...

Eu gosto muito de inhame, mas nem tinha idéia desses benefícios, mto menos para gripe. Bom saber! Bjosss

Roseli Rosa disse...

Tânia
Eu desconhecia totalmente os benefícios do inhame.Comprei duas raízes acho que à uns 20 dias e não sabia como usar.Com certeza essa visita ao seu Blog valeu demais.
Obrigada por compartilhar.
Um feriado e final de semana muito abençoado!
Bjs

Roseli Rosa disse...

Tânia
Eu desconhecia totalmente os benefícios do inhame.Comprei duas raízes acho que à uns 20 dias e não sabia como usar.Com certeza essa visita ao seu Blog valeu demais.
Obrigada por compartilhar.
Um feriado e final de semana muito abençoado!
Bjs