Páginas

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Torta de Escarola


Esta torta é feita com a escarola ou será chicória, dependendo da região onde é comercializada, sendo de sabor marcante das folhas de cor verde intenso. Na hora de comprar, escolha as que apresentam um aspecto de frescas, firmes, brilhantes e sem áreas escuras.
Proveniente da Índia se desenvolve muito bem em terras brasileiras, gosta de locais de boa iluminação e necessita de um solo rico em matéria orgânica e ter boa aeração. 

Rica em vitaminas A, C e D, do complexo B e minerais, em especial o potássio, também tem como benefício ser uma hortaliça de baixo teor calórico. Esta hortaliça contem muita celulose, ideal para quem tem problemas intestinais. Fortalece os ossos, dentes e cabelos e ativa a função biliar.

Eu particularmente prefiro e encontro com mais facilidade a folhadona
fotos meramente ilustrativas

Nesta receita eu usei os produtos que recebi da minha parceira PH&B Alimentos Ltda, para quem não viu ainda o post de apresentação CLIQUE AQUI.

Bom vamos para a receita, é muito fácil de preparar.

Massa: 1 lata de creme de leite
3 xícaras de chá de farinha de trigo
3 colheres de sp de manteiga ou margarina
sal a gosto
1 tablete de caldo de galinha
1 colher de sp de fermento em pó

Recheio: 1 escarola grande
A quantidade dos ingredientes é o quanto basta (eu gosto de tudo bem temperado)
alho triturado (PH&B), 
tomate seco (PH&B)
cebola, cheiro verde, azeitonas, sal, pimenta, azeite, bacon, , mussarela, ovo (para pincelar).


Vamos começar pelo recheio: lave bem as folhas, seque-as e pique. Em uma panela bem quente frite o bacon com o azeite, junte cebola, alho triturado (o AlhoFree dá mais sabor aos seus pratos, porque contém só o melhor do alho) e deixe dourar. Acrescente a escarola e mexa até murchar. Se juntar liquido espere secar bem. Junte então o sal, pimenta, cheiro verde, azeitonas e reserve.


A massa é bem simples: Peneire a farinha de trigo. Junte todos os ingredientes. Ah! Dissolva no creme de leite o tablete de caldo de galinha e agregue também a farinha. A massa desgruda das mãos. Não precisa deixar crescer.

Abra a massa com as mãos ou se preferir use o rolo para abrir massas. Em um refratário coloque a massa, espalhe a escarola refogada, por cima a mussarela e o tomate seco.
 Cubra com a outra parte da massa e pincele com o ovo. Leve ao forno pre-aquecido até assar. Eu faço em um refratário de vidro, quando estiver corada eu retiro do forno. Esta torta aqui é só meia receita.


Os produtos da PH&B Alimentos Ltda foi:

Para conhecer mais sobre a PH&B:
Site   Facebook   Instagram   G+  



14 comentários:

♥ Wilma ♥ disse...

Nossa, Tânia, deve ficar deliciosa mesmo!
Uma vez fiz uma torta com espinafre e azeitona que achei maravilhosa e essa aí deve ficar também. Vou levar a receita. bjossss

Alessandra disse...

Nossa que delícia Tânia! Logo agora perto do meio dia é um pecado ver isso!rsrs Achei super prático esses alhos da Ph e B! Vou testar aqui em casa também! Bjo

Neli Rodrigues disse...

Parece uma delícia!
Gosto de receitas fáceis, com esta.
Bjs

Os olhares da Gracinha! disse...

Nunca comi chicória...mas a receita abriu o apetite!
Bj

Adriana Lara disse...

amei de paixão... gosto bastante de chicória... mas só comia como salada, principalmente no verão... agora tenho + uma oportunidade para saborear... anotada a receita, valeu, muito obrigada
bjs

Rosangela S. disse...

Sabe que nunca comi chicória rsrs, não vejo no mercado onde faço compras... Adorei a aparência da torta, fiquei com água na boca. Bjs!

Mél Pereira disse...

nossa Tânia, com a fome que eu to rs
eu gosto de chicória, mas aqui não é tão comum da gente consumir. Fiquei babando na sua torta haha parece uma delícia

beijo

Ana Paula Franke disse...

GENTE QUE DELÍCIA!
Já anotei aqui, e com certeza farei!
Eu adoro chicória... ela é tão versátil, né?
bjks

Espaço Sempre Bella disse...

Amoooooooo escarola e por coincidência hoje teve escarola no almoço! O que eu mais gosto é pizza de escarola..
Adorei tua receita, também já fiz torta com escarola e fica uma delícia, né?

Bjos
Nessa Luzardo
www.espacosemprebella.blogspot.com
@blogespacosemprebella

Blog Ariane Baldassin disse...

Confesso que não dou fã de escarola. Será que se eu trocar por brócolis, que eu adoro, fica boa amiga?

http://www.arianebaldassin.com/

Lu Barros disse...

Ai que delícia mas sem escarola rs,não gosto. Tânia vou fazer sua massa com outro recheio e venho te contar. Beijos
Luh
Blog Sempre Belas | Facebook | Instagram |

Daiane disse...

Eu acho que nunca comi escarola rsrs!
Mas como amo torta, devoraria com certeza lá.
Bjuss! Boa semana pra você!

Fátinha disse...

Hummmmmm...que delícia!!!
Escarola é muito bom!!

Bjs
Fatinha

Unknown disse...

Humm que delicia !!!
Quero ja!!
Como faz com tantas coisas boas nesse blog?
Menina!!!

Beijos
CS